25.7.17

Vamos falar de Lobisomem?

Boa noite pensadores; olha eu aqui de volta (kkkk). Vamos falar de mistério hoje? De uma lenda presente em nossa vida há muito tempo; borá então?


Pensadores hoje o post vai ser de mistério e uma lenda que eu acho muito interessante e que espero que vocês também gostem do assunto; vamos falar do famoso LOBISOMEM ou LICANTROPO.

A lenda do lobisomem ou licantropo teve inicio na Grécia; sendo um ser lendário que podia se transformar em lobo ou em algo semelhante a lobo em noite de lua cheia e só voltando à sua forma humana ao amanhecer.

Segundo a As Metamorfoses de Ovídio (poeta grego), o primeiro lobisomem foi Licáon rei da Arcádia (filho do primeiro rei mítico da Arcádia Pelasgo); que era adorado por todo seu povo e por ter abandonado sua vida selvagem para se tornar um homem culto e muito religioso; mas toda essa religiosidade o levou a realizar sacrifícios humanos a Zeus o que degenerou sua posição, seu fanatismo era tanto que passou a sacrificar todos os estrangeiros que chegavam a sua casa, violando assim a lei da hospitalidade.

Zeus nada feliz com isso resolveu lhe fazer uma visita, disfarçado de estrangeiro chegou à casa de Licáon que já estava a ponto de oferecê-lo como sacrifício; porem alertado por sinais divinos quis assegurar-se de que o peregrino não era um deus impiedoso como afirmavam seus temerosos súditos. Ele então mandou preparar a carne de um escravo e servir a Zeus. Enfurecido Zeus transformou Licáon em lobo e em seguida incendiou seu palácio.


Licáon tinha inúmeros filhos cerca de cinquenta, e tão brutais e cruéis quanto seu pai; eram conhecidos por suas atrocidades e crimes. Zeus ao ouvir rumores das crueldades fez uma visita ao palácio dos Licaónidas tal como havia feito à Licáon, mas desta vez disfarçado de mendigo.

Pior que seu pai os filhos de Licáon tiveram a ousadia de assassinarem seu próprio irmão Níctimo e servir suas vísceras misturadas a vísceras de animais a Zeus. Certo das crueldades Zeus transformou todos em lobo e os exilou, poupando apenas Calisto, a bela ninfa filha de Licáon por quem Zeus se apaixonou e teve com ela um filho chamado Arkas. Hera mulher de Zeus ciumenta e enfurecida transformou Calisto na constelação Ursa maior e seu filho na Ursa menor, Zeus devolveu a vida à Níctimo que sucedeu seu pai no reino de Arcádia.



O lobisomem Grego é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Werwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc da Península Ibérica, o Lobisomem dos brasileiros e da América Central e do Sul com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.


Pensadores para que o post não fique muito grande e cansativo vou dividi-lo em duas partes; está foi nossa primeira parte trazendo a origem desta lenda que eu acho incrível. A segunda parte do post vocês podem esperar ansiosos que estarei liberam quinta feira.

Espero que gostem desse primeiro post e vejo vocês na próxima.

Acompanhe o blog também nas redes sociais 


0 Comments:

Postar um comentário