27.7.17

Falando sobre Lobisomens; parte dois.

Boa noite pensadores; olha eu aqui de novo, e hoje para trazer a segunda parte do nosso post sobre lobisomens. Borá lá?

Pensadores como havia dito no post anterior achei melhor dividir este assunto em duas partes para não ficar uma leitura muito cansativa.
Então hoje quinta-feira como prometido estou trazendo a segunda parte da lenda envolvente dos Lobisomens ou Licantropos.

E hoje vamos falar então sobre o que falam dos lobisomens em Portugal e aqui no Brasil; ou seja, vamos ver o que nos conta a lenda aqui do nosso país e a lenda lá dos nossos colonizadores portugueses.


Lenda Brasileira:

Aqui no Brasil pensadores, existem varias versões dependendo da região que estamos.
Existe uma versão que diz que a sétima criança nascida em uma sequência de filhos do mesmo sexo se tornara lobisomem.

Outra versão nos conta que o sétimo filho nascido menino em uma sucessão de seis filhas mulheres será a besta, outra diz ser o oitavo na sucessão de sete mulheres.

E ainda há versão que diz que é após a morte de um familiar que possuía a aberração e que passou de pai para filho, avô para neto e assim por diante.

Pensadores sobre quem vem a se tornar lobisomem as historias se repetem tanto no Brasil, quanto em Portugal e tantos outros países do mundo.

A grande diferença se encontra nas lendas sobre sua transformação em besta e sobre o que deve cumprir para que ao amanhecer volte a ser homem; sendo assim vamos conferir.

Sobre sua Transformação:

Aqui no Brasil não há apenas uma versão de como um lobisomem pode vir a se transformar então vou tentar descrever algumas de forma clara de entender.

Em algumas regiões diz-se que o lobisomem transforma-se a meia noite de sexta-feira em uma encruzilhada sobre a luz da lua cheia; e depois de transformado corre pelos arredores em busca de sangue matando tudo o que se mova em seu caminho procurando ao fim da noite a mesma encruzilhada para voltar à forma humana.

Em outras regiões diz-se que a besta tem preferência em bebês não batizados o que faz as famílias batizarem seus filhos o mais rápido possível assim que nascem.

Em outras regiões diz-se que ele se transforma espojando-se (deitando e rolando) onde um jumento espojou e pronunciando algumas palavras do livro de São Cipriano torna-se besta e pode sair comendo porcarias até que volte antes do nascer do dia ao mesmo lugar para voltar à forma humana.

No interior de Rondônia, diz-se que depois de transformado o lobisomem deve correr sete cemitérios e voltar à mesma encruzilhada para poder voltar à forma humana; não feito isso ficara na forma de besta até o fim de sua vida.

Em Portugal a historia é diferente e não menos interessante.

Em Portugal segundo uma escrita de Alexandre Herculano do século XIX da região de Beira-Baixa em Portugal diz que; lobisomens são pessoas que possuem o fado (destino) ou sina (sinônimo informal para designar um destino que não se pode evitar) de se despirem de noite em qualquer caminho principalmente em encruzilhadas, e darem cinco voltas, espojando-se onde outro animal espojou-se e em seguida transformarem-se no animal ali antes espojado.

A lenda portuguesa diz que essa pobre gente não faz mal a ninguém e que só cumpri sua sina pela qual tem um apreso muito forte, não passam por ruas iluminadas, senão dando grandes assopros ou assobios para que a luzes se apaguem, para que assim não sejam descobertos; pois não sendo assim seria muito fácil encontra-los bastando apenas encher as ruas de luzes por onde suspeitam ser seu caminho.

Pensadores estas são palavras de um texto do século XIX assim explicando o fato de assoprarem ou assobiarem para apagar as luzes, pois naquele tempo eram tochas, ou velas acesas em postes.

Em que o Lobisomem transforma-se:

Na lenda brasileira transforma-se em besta sendo meta homem meta lobo, em algumas regiões também dizem que se transforma em lobo por completo ou também em porco, jumento ou bode.


Na lenda portuguesa é relatado que o Lobisomem transforma-se em qualquer animal que tenha espojado antes no local onde o lobisomem buscou para espojar-se.



Pensadores este foi o post sobre lobisomens espero que gostem, pois deu um trabalhão para fazer. Obrigado e até a próxima.

Acompanhe o blog também nas redes sociais 


0 Comments:

Postar um comentário