5.1.17

Ogan na umbanda.

Boa noite pensadores tudo bem com todos vocês? (espero que sim) estou trazendo mais um post para o blog sobre religião, sobre a minha religião a Umbanda borá conferir então.



Como tinha dito no ultimo post com este assunto a Umbanda é uma religião de irmandade que traz em seu pilar a fé o amor e a caridade; religião onde todos tem sua função e trabalham juntos para o bem de um todo se formando assim a “corrente” que é como denominamos a formação dentro de um terreiro.


Vou falar um pouco sobre minha função dentro da religião a função de Ogan.


Ogan é uma palavra de origem Bantu que significa chefe por tanto Ogan é aquele que está logo abaixo dos pais de santo sendo assim responsável pela gira quando os mesmos estiverem incorporados; é os olhos e ouvidos e aquele que guia todo o ritual durante a ausência dos sacerdotes; responsável pelo atabaque (instrumento usado nos terreiros de umbanda) e também pelo canto dos pontos necessários para ocasião.
É o Ogan aquele que faz a ligação direta entre os orixás e seus médiuns sendo assim responsável em zelar pelo bem de cada médium presente na corrente entoando de forma correta os pontos (é como chamamos os cantos nas giras) e os toques do atabaque para que a incorporação seja feita com tranquilidade e harmonia.
É uma forma de mediunidade, pois o Ogan recebe dos orixás os cantos e pontos que devem ser tocados nos momentos em que devem ser tocados.
Existem outros tipos de Ogans como: Ogans de faca aquele que auxilia ou executa o ritual nos sacrifícios em casas que há sacrifício, Ogans cambonos aqueles responsáveis por servir e auxiliar as entidades incorporadas entre outros Ogans.
Então este foi o post de hoje espero que vocês gostem obrigado e até mais.

Se tiverem interesse sobre outros assuntos da umbanda e tiverem vontade de ver mais posts como este aqui no blog me escreva e de sua opinião.


Acompanhe o blog também nas redes sociais Fan page / Instagram


0 Comments:

Postar um comentário